ACEPUSP

Universidade Pública para quem?

No Brasil há mais de 8,3 milhões de estudantes no Ensino Médio1. Em 2012, 87,2% estavam matriculados em escolas públicas de todo o país - e apenas 11% frequentavam as instituições privadas.

Contudo, no Ensino Superior os números são bem diferentes. Essa pequena parcela da população, os 11% privilegiados, ocupam cerca de 70% das cadeiras das instituições públicas brasileiras de Ensino Superior. Por exemplo, na Fuvest 2013 apenas 28,5% dos aprovados eram provenientes de escolas públicas. Em 2011 a Unicamp³ comemorou a aprovação recorde de alunos da rede pública: 32% de seus ingressantes. O senso do IBGE em 2007 informou ainda que 54,3% dos estudantes das universidades públicas fazem parte do grupo dos 20% mais ricos do país.

Esses dados resumem claramente a situação do acesso à educação superior no Brasil. O baixo índice de escolaridade é lei para os menos favorecidos. O Estado oferece uma educação básica precária, que não possibilita a participação efetiva de seus alunos nos processos de seleção das universidades públicas – sustentadas com o dinheiro de todos os brasileiros. Não bastasse o número ínfimo de vagas nas universidades, o exame vestibular nada mais é que um filtro social: avalia de modo indistinto indivíduos que vivem realidades completamente diferentes.

A Acepusp – Associação Cultural de Educadores e Pesquisadores da USP – foi fundada em 2002 tendo em vista esse panorama. Seu principal projeto, o Cursinho Popular da Acepusp nasceu desta realidade perversa, sendo obviamente um filho rebelde - o objetivo é ser uma pedrinha no sapato do sistema educacional vigente. A avaliação pelo vestibular (ou a meritocracia apoiada no berço de ouro) impede que a população de baixa renda tenha seu direito constitucional respeitado: o acesso à educação.

Pensando no aluno de escola de pública, de renda média e baixa, o Cursinho Popular da Acepusp oferece preços acessíveis e bolsas de estudos (com critério exclusivamente econômico-social), tentando reverter a defasagem de conteúdo estudado em relação ao que é exigido pelos vestibulares (principalmente das universidades públicas do estado de São Paulo). Além disso, procuramos o desenvolvimento crítico dos alunos, o questionamento às ordens estabelecidas, uma visão mais ampla da realidade brasileira e a necessidade de ser um indivíduo transformador em nossa sociedade doente.



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2016